APROPRIADA é o título da intervenção que recobriu a fachada do SESC Santos de 15 de novembro a 14 de dezembro de 2008. Alexandre Orion, autor da obra, utilizou mais de 700 placas de “vende/aluga” para recobrir as paredes externas do SESC com a intenção de discutir o significado e o valor dos espaços construídos. Nas palavras do artista, “as construções são inócuas até o momento em que as ocupamos. São as relações humanas que atribuem valor e significado ao mundo”.

Orion pretende com esse trabalho criticar a tendência das relações comerciais se sobreporem às relações humanas. “A especulação financeira visa sempre o lucro e a publicidade é sua ferramenta principal. A intervenção simula uma passagem de tempo, como se as placas de ‘vende e aluga’ fossem se acumulando até recobrirem o prédio”, ele completa: “é uma ironia. São tantas placas sobrepostas, que a mensagem das placas se anula pelo acúmulo, como um moiré. É, também, a publicidade levada ao extremo de cobrir o próprio objeto da comercialização que, neste caso, é o prédio”.

A obra, com 40 metros de extensão, propõe uma forma inusitada de interação. Cada uma das mais de 700 placas divulga um número de telefone que, ligado a uma secretária eletrônica, recebe as ligações do público que poderá gravar suas mensagens de voz. Estas poderão ser ouvidas aqui no site do artista. Segundo Orion, "a intervenção é uma obra aberta e as mensagens de voz são a parte mais importante do processo. São essas gravações que atribuem significado ao lugar. As pessoas telefonam não para fazer uma proposta de compra, mas para deixar mensagens que refletem a relação delas com aquele espaço."

Footer Text - Copyright Information
Using Format